Riscos da Cirurgia Plástica

Qualquer médico licenciado e com estágio de cirurgia completo pode realizar este tipo de intervenção. Um médico pode ter feito especialização em ginecologia ou dermatologia e mesmo assim fazer uma lipoaspiração, por exemplo, sem transgredir a lei. Uma das melhores formas de avaliar a capacidade de um cirurgião plástico é verificar a sua experiência e as suas credenciais.

Você deve entrar em contato com o Conselho Federal de Medicina para verificar se o médico é ou não um membro e sem restrições e experiência suficiente para exercer tal procedimento. Uma vez verificadas as qualificações acadêmicas e profissionais do cirurgião, tente obter os seguintes dados para ter a certeza de que você vai receber o tratamento de alguém bem qualificado:

  • O número de vezes que o cirurgião executou a operação em causa e as complicações que os respectivos pacientes sofreram.
  • A escola médica do cirurgião, onde fez a residência médica e qual a duração e também os tipo de estudos que o mesmo teve em cirurgia estética.
  • Exemplos de operações recentes. (Peça para ver e observe as fotografias de antes e depois das pacientes do cirurgião, olhe atentamente se não há alteração com photoshop, principalmente nas fotografias digitais, que são facilmente manipuláveis.)

Como o campo da cirurgia plástica tem crescido muito rapidamente, todos os dias surgem novos equipamentos e técnicas cirúrgicas mais sofisticadas. Mas lembre-se que novo nem sempre significa melhor, especialmente se o médico tem pouca experiência com estas tecnologias de ponta. Peça ao seu médico de família que lhe recomende um cirurgião e pergunte a amigos, colegas e parentes que já fizeram a operação que você quer fazer por recomendações. A experiência pessoal é, muitas das vezes, uma fonte segura de informação sobre a competência do cirurgião plástico. Se você achar conveniente, peça ao cirurgião que lhe indique pessoas operadas por ele e tente falar com elas.

A clínica

Se você tiver uma operação marcada em uma clínica particular, certifique-se previamente de que esse estabelecimento possui profissionais de enfermagem qualificados, anestesista com experiência, assim como equipamento de ressuscitação, para o caso de ocorrerem complicações que coloquem a sua vida em risco.

Evitando problemas

Tenha cuidado com os truques de um cirurgião que queira te ganhar na lábia. Se durante as consultas para o planejamento da operação ele disser algo do tipo “valia a pena aproveitar a oportunidade”, para você corrigir algum outro defeito que você nunca tenha sequer reparado, o médico pode simplesmente estar tentando ganhar mais dinheiro, tenha cuidado.

Suponhamos que você faça uma consulta para cirurgia nos pequenos papos debaixo dos olhos, por exemplo, e sai de lá convencida de que precisa também de um novo nariz e de um queixo mais pequeno… Neste caso, você deve se interrogar se o médico esta mesmo pensando no seu interesse ou apenas no dele.

Tenha cautela também no caso do cirurgião lhe apresentar apenas os beneficios da intervenção, sem mencionar nem discutir o que poderá acontecer de errado. Todas as cirurgias oferecem riscos, lembre-se disso!

Se o médico não conversar abertamente sobre as vantagens e os possíveis problemas associados à operação ou os fatores de risco forem desvalorizados pelo cirurgião, saiba que ele não está tratando com seriedade o procedimento e, por isso, pode colocar a sua vida em risco. Então é melhor pular fora enquanto dá tempo!

 

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *